De  (117) Natal – 15/12/2020 até (71) Otimismo – 14/01/2020 

NatalCansaçoPerplexidade – Renovação – Frustração –  Dignidade Vaidade  –Decepção –Generosidade Proibição Gratidão Solidariedade Mágoa Tédio Humildade  Insegurança Perseverança – DúvidaPreocupação VidaEncantoAconchegoPaixãoCiúmeNostalgiaExistênciaTolerânciaRespeito– Agora– Ânimo e Desânimo – DesejoCaridadeDesalentoPaciência Confiança –MedoCoronavírusAutoconfiança Solidão CarnavalAltruísmoInveja – Conformismo Ócio Otimismo

 

117) NATAL – 15 de dezembro de 2020

  • Apresentações;
  • Defina sentimento de NATAL;
  • Texto Beatriz Breves – Natal
  • Video: animação “Historias Que Nos Unem” – curta de Natal Disney;
  •  Falando de Sentimentos;
  • Video: “Faça Uma Criança Feliz” O Pescador – Video emocionante de Natal;
  • Falando de Sentimentos;
  • Video: “História de Natal” – Sadia; 
  • Falando de Sentimentos;
  • Bate Bola com Celi Riche – concorda ou discorda:
    1. A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. Desconhecido
    2. Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar. Charles Dickens (escritor inglês, séc. XIX).
    3. Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor. Hamilton Wright Mabie (escritor norte-americano, séc. XIX/XX).
    4. Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de Natal é a presença de uma família feliz. Desconhecido
    5. Se não sabes o que presentear a teus seres mais queridos no Natal, presenteie-lhes teu amor. Desconhecido
    6. Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante. Regressemos à nossa fé infantil. Grace Noll Crowell (poeta norte-americana, séc. XX).
    7. Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições. Bill McKibben (jornalista americano).
    8. Oxalá pudéssemos meter o espírito de natal em jarros e abrir um jarro em cada mês do ano. Harlan Miller (jogador de futebol americano).
    9. O Natal, crianças, não é uma data. É um estado de espírito. Mary Ellen Chase (escritora norte-americana, séc. XX).
    10. Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano. Charles Dickens (escritor inglês, séc. XIX).
    11. Paz é a generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal. Calvin Coolidge (30 presidente dos EUA, séc. XIX/XX).
    12. A única pessoa realmente cega no Natal é aquela que não tem o Natal no seu coração. Helen Keller (escritora, conferencista norte-americana, séc. XIX/XX).
    13. O melhor presente para o Natal são as boas recordações vividas. Júnior Miranda (autor frase internet).
    14. Presentes de tempo e amor são certamente os ingredientes básicos de um Natal verdadeiramente feliz. Peg Bracken (escritora norte-americana, séc. XX).
    15. Uma das coisas agradáveis sobre o Natal é que você pode fazer as pessoas esquecerem do passado com um presente. Desconhecido
    16. Quando amadurecemos, a lista de desejos para o Natal fica mais curta, e o que realmente desejamos, não é possível comprar. S. Lewis (escritor irlandês, séc. XX).
    17. Estar ao lado da família e amigos é o presente de Natal mais valioso de todos. Desconhecido
    18. De nada adianta o brilho natalino se ele não iluminar os corações humanos. Georgeana Alves (autora frase internet).
    19. Feliz é aquele que ganha o Natal de presente. Djalma Andrade Neto (autor frase internet).
    20. Natal não é presente. É ser e estar presente. Marcos Marques (autor frase internet).
  • Música: “Happy Christmas” – John Lennon.

 

116) CANSAÇO – 08 de novembro de 2020

1- A bondade que nasce do cansaço de sofrer é um horror pior do que o sofrimento.Cesare Pavese (escritor, poeta italiano, séc. XX).
2- A morte parece menos terrível quando se está cansado.Simone de Beauvoir (escritora francesa, séc. XX).
3- Mas o pior é o súbito cansaço de tudo. Parece uma fartura, parece que já se teve tudo e que não se quer mais nada.
Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).
4- Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou essoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo.(in: Água Viva) Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).
5- Acontece-me às vezes, (…) um cansaço tão terrível da vida que não há sequer hipótese de dominá-lo.Fernando Pessoa (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

6- Por que metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.Oswaldo Montenegro (cantor, compositor brasileiro).

7- O preço das escolhas erradas, quase sempre é muito caro,é solidão, desânimo, desgosto, cansaço…-Paulo Roberto Gaefke (escritor paulista).

8- Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada.Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

9- Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir.Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

10- Não fazer nada é o trabalho mais cansativo do mundo,pois você não pode se demitir e descansar!Thomas Paine (político britânico, fundador dos EUA).

11- A vida, mormente nos velhos, é um ofício cansativo. Machado de Assis (escritor brasileiro, séc. XIX).

12- Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto, E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá, Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.Fernando Pessoa (filosofo, poeta português, séc. XXIX/XX).

13- Enjoo fácil… de lugares, pessoas, coisas, sensações. Tudo muito cansativo.Desconhecido

14- Triste é o cansaço de ter ido tão longe e não ter chegado a lugar álgum. Rosicleide David (autora frase internet).

15- O cansaço psicológico consegue ser extremamente pior que o cansaço físico, pois não há nada que seja capaz de aliviar a tensão de uma mente turbulenta.Jey Leonardo (escritor paraibano).

16- O meu cansaço não será desfeito com um longo banho ou uma noite de sono. O meu cansaço é emocional, e ás vezes sem sentido.Eve Frozino (autora frase internet).

17- Isso tudo não é tristeza. É cansaço. Estou cansada de ser triste.Camila Ramos (médica carioca).

18- Meus amigos, vamos brindar o cansaço! Este é o prêmio pra vitória do boêmio, que bebeu de bar em bar o seu fracasso.
Candeia (cantor, compositor carioca, séc. XX).

19- A admiração é sempre um cansaço para a espécie humana.Honoré de Balzac (escritor francês , séc. XIX).20- Que jeito mais cansativo de viver: Ter o valor próprio dependendo constantemente da afirmação e aprovação dos outros!Darlene Zschech (cantora, compositora australiana).

21- É cansativo viver sem vírgulas porque eu respiro a sua existência 24 horas por dia, e só coloco vírgulas teatrais para você não enjoar de mim.
Tati Bernardi (escritora paulista).

 

115)  PERPLEXIDADE – 1 de dezembro de 2020.

Sewage floods Karachi, Pakistan   passar 2 minutos do video.

11 de setembro: O dia que não terminou | Identidade Geral  passar 2 minutos do video.

Criança brinca com cobra gigante sem medo algum

  • Falando de Sentimentos;
  • Bate Bola com Celi Riche – concorda ou discorda:

1- Fico perplexo por ver que não mais sou quem já fui por muito tempo, só sou o eu deste momento – Castelhano (autor frase internet).
2- Não arrisque traduzir aquilo que te deixa perplexo, estabeleça tua energia para acolher emoções conectadas em mesma sintonia – Edel Alexandre Pontes (professor, pesquisador alagoano).
3- A perplexidade é o início do conhecimento – Khalil Gibran (filósofo, escritor libanês, séc. XIX/XX).
4- O novo sempre despertou perplexidade e resistência – Sigmund Freud( psicanalista,séc.XIX).
5- A combinação de empatia e reciprocidade me levou a um estado de perplexidade moral, a mudança agora é inevitável – Jose Lourenço Claudio Junior (autor frase internet).
6- A perplexidade em constatar que ao invés de serem dominados pelo ódio o que sentem é um amor ainda maior pelo parceiro – Mestre Arievlis (compositor, roteirista gaúcho).
7- Na minha concepção, o famoso “silêncio do sábio” é a expressão da sua perplexidade com a estupidez – Luís Henrique Bignotto (medico paulista).
8- Não viva a perplexidade de uma frustração, mas lute para viver a superação – Julio Aukay (escritor carioca).
9- Somos livres? Ou a liberdade não existe? Eis, isso tem tornado uma perplexidade que precisa redefinir com um novo conceito evidente – Diogo Denski (autor frase internet).
10- Incerteza, dúvida, perplexidade. Características Minhas! – Izabel Aguiar (autora frase internet).
11- Fé,proposta divina para perplexidade humana(Tema de uma pregação) – Andréa de Oliveira Vieira (autora de frase internet).
12- É preferível a perplexidade do inconformismo ao conforto da alienação – Paulo Cesar Santiago de Castro (autor frase internet).
13- Antes do eventual nascer das interrogações ou do medo, é a perplexidade que pavimenta o único caminho a se seguir – Luiselza Pinto (poeta, autora frase internet).
14- Perplexidade é a ignorância em ação – Jackson Oliveira (autor frase internet).
15- A sua perplexidade é a minha privacidade contando os seus erros para demonstrar a minha realidade – Julio Aukay (escritor carioca).
16- A minha perplexidade vive nas atitudes de quem não se convence – Julio Aukay (escritor carioca).
17- Incerteza, dúvida, perplexidade. Características Minhas  – Izabel Aguiar (autora frase internet).
18- Nada é tão confuso. Nós mesmo que, tornamos mais difícil. Pela perplexidade, incerteza, indecisão, dúvidas -Tata In Poesias (autora frase internet).
19- Frases soltas vagueiam no mar da perplexidade… O menino sírio… O mundo nunca mais será o mesmo. Toda essa gente naufragou. Nós bebemos a mesma água. Quem vai conseguir dormir hoje? Dá vontade de chorar e inundar o mundo, o nosso mundo, para sentir dor. Existe agora, uma tristeza no ar, que tira o véu da ignorância humana. Um menino brinca no céu, nem sabe que morreu. Na terra hoje, a humanidade se afogou! Eu não vejo o arco íris! – isalmir jose alves silva (autor frase internet).
20- Hoje olho pela mesma janela que ontem, mas o vidro se quebrou, não mais distorce o que há lá fora… Meus olhos observam perplexos a realidade, um certo desânimo me invade… Tudo mudou… O aconchego que havia aqui dentro já não há, o ambiente está escuro e frio, um imenso vazio… Lá fora há sol e vida, mas onde está a menina atrevida? – Lore Knust Hayek (autor frase internet).

 

114) RENOVAÇÃO – 24 de novembro de 2011.

  • Apresentações;
  • Defina sentimento de Renovação;
  • Texto Beatriz Breves – Renovação
  • Video: “Tratamento inédito promete acabar com doenças degenerativas e reverter danos”;
  • Falando de Sentimentos;
  • Video: trailer filme “Uma Longa Queda”;
  • Falando de Sentimentos;
  • Bate Bola com Celi Riche – concorda ou discorda:
    1.  O sentimento de renovação é quando sentimos que estamos paz em com nosso coração – Djalma Pinheiro (autor frase internet).
    2. Para a mulher, toda reforma, toda salvação de qualquer tipo de ruína e toda renovação moral está no amor – Fiódor Dostoiévski (escritor, filósofo russo, séc.XIX).
    3. A vida é uma renovação às vezes é necessário morrer, fechar ciclos, para que se renasça e tudo possa ser diferente – Mariana Nascimento (médica nutróloga mato-grossense).
    4. Eu preciso muito deixar acontecer o momento da renovação, trocar de pele, mudar de cor – Caio Fernando Abreu ( escritor,jornalista gaúcho, séc. XX).
    5. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente – Paulo de Tarso (apóstolo cristo).
    6. Sem renovação não há transformação. Sem transformação não há evolução. Sem evolução não haverá nada – Adriano Hungaro (escritor paulista).
    7. O melhor do recomeço é a renovação da esperança – Rodrigo Leite (cantor, compositor mineiro).
    8. A batalha é quase sempre ganha na mente. É pela renovação de nossa mente que nosso caráter e comportamento se transformam -John Stott (teólogo, pastor anglicano britânico)
    9. Atenção, pois mais uma vez as eleições vem aí nos inspirar para uma renovação, mas podem acabar se perdendo novamente em tanta decepção – Ivan Teorilang (poeta paulista).
    10. “A vida é uma transição, nascimento, vida e renovação.” – Nelio Wanderley (autor frase internet).
    11. Renove, Reinvente, Repense! Seja diferente para não cair na armadilha de ser uma cópia de si mesmo – Marcelo de Elias (autor frase internet).
    12. A cada paixão, um momento de renovação da alma – Josué Alessandro (autor frase internet).
    13. A educação é um processo contínuo de renovação de conhecimentos obtidos de forma formal ou informal – Maria Clara Fraga Lopes (autora musica, frase internet).
    14. A renovação faz fluir a água. Agita, movimenta… Renove ou enfrente a dura seca – Igor Brito Leão (autor frase internet).
    15. A lei da vida é renovação e crescimento – Edilson Teixeira (autor frase internet).
    16. A mudança exige renovação, transformação e ação – Comece hoje… Escolha aonde quer chegar, tome o controle de suas emoções – e enfrente os desafios com determinação e confiança! – r.s.v
    17. A renovação esperada para um ano novo só ocorrerá quando as ações também forem novas – Paulo Ricardo Zargolin (professor, pedagogo).
    18. Gosto do Natal, ele faz com que as pessoas fiquem sensíveis, com espírito de acolhimento e renovação – Ailamara Cavalcante (autora frase internet).
    19. Esqueçamos os momentos ruins, pois cada dia, é dia de renovação – Dylugon (escritor pernambucano).
    20. A vida da gente é assim, enquanto estamos aqui, nunca é o fim, apenas uma renovação – José Eduardo Foleto (escritor paulista).
    21. A vida é uma renovação constante. Uma pena as pessoas não perceberem esse detalhe e viverem em função do que já foi ou será – Ines Telma (aurora frase internet).
  • Música: “You Make Me Feel Brand New” – The Stylistics.

 

113) FRUSTRAÇÃO – 17 de novembro de 2020

  1. Faça de suas frustrações, tristezas e decepções incentivo para fazer sua vitoria, será bem mais fácil para enfrentar seus obstáculos e atingir seus objetivos -Gastão Vinhas Hecke Junior (autor de frase internet).
  2. Raiva, frustração, decepção, tristeza são, para alguns, motivos de fazer, de reagir, nunca de desistir – Clóvis Rosa (pedagogo, autor de frase internet).
  3. Acredite, as decepções e frustrações que a vida lhe proporciona servirão de suporte para suas conquistas futuras – Elizeu do Nascimento (autor de frase internet).
  4. Não permita que as frustrações do passado impeça que desfrute as bênçãos de hoje e projete o seu amanhã! Pr. Jessé Nascimento (jornalista paulista).
  5. Há situações na vida em que somos obrigados a aceitá-las e botar todas as mágoas e frustrações goela abaixo. A lenta digestão delas creio eu que são uma espécie de remédio para alma, e quando elas saírem, bom, aí serão só fezes mesmo! Carlos Mira Luna (autor frase internet).
  6. A pior das frustrações é decepcionar quem a gente ama – Faelfm (autor frase internet).
  7. Decepções e frustrações são corriqueiras às pessoas vitoriosas, porque tiram proveito de todas as situações contrárias ao seu sucesso – Helgir Girodo (autor frase internet).
  8. Muitas pessoas vivem encarceradas em si mesmas, pelas dores, decepções e, frustrações da vida. Precisam libertar-se! Tendo em mente que é possível sim, viver bem. É preciso ter um caso de amor com a vida, porque a vida é bela e breve! – Elenice Carvalho (autora frase internet).
  9. Apesar dos medos, frustrações, decepções… Apesar de tudo, ainda é possível sonhar. SONHE! Paulo Batista dos Santos (autor frase internet).
  10. Dor, sofrimento, decepções, mágoas e frustrações são inevitáveis. Levantar-se, não ficar prostrado e aprender é opcional Edson Luiz (autor frase internet).
  11. Um coração cheio de ódio e amor, decepções e orgulhos, frustrações e glórias, coisas boas e ruins, insanidade e sanidade, tá sempre inspirado. Loucura agridoce – Phillip Brian (autor frase internet).
  12. Covarde é aquele que utiliza seus conflitos, decepções e frustrações, como desculpa para machucar os outros e viver de mau humor – Thiago Tombini (coach).
  13. Frustrações, decepções podem nos abalar, mas servem para nós darmos mais valor as coisas e acima de tudo, APRENDER – Felipe Guimarães (automobilista goiano).
  14. Lembrar do passado de frustrações, decepções, traumas entre outros, é o mesmo que querer futucar uma ferida aberta, quanto mais você futuca, mais difícil fica de cicatrizar – David Bezerra de Melo (autor frase internet).
  15. A frustração em muitos casos não é uma decepção com o outro, mas com as nossas expectativas em relação a eles – Pastor Everardo Alves (pastor batista).
  16. A frustração é a penas um mera decepção na vida, pode ser superada com novos desafios – Rev. Elias Rocha (autor frase internet).
  17. O amor sempre terá decepção e frustração cabe a você decidi viver um grande amor ou fugir como um covarde – Michael Johnny (autor frase internet).
  18. Viver com esperança é conviver com as frustrações – Manuel Leite (autor frase internet).
  19. Um brinde as nossas frustrações, aos nossos medos , aos nossos defeitos – Filipp Manzott (cantor capixaba).
  20. Frustrações são como lentes: Através delas podemos ver nitidamente, aquilo o que as belezas e os encantos das cores estavam camuflando – Guilherme Matheus Dutra (autor frase internet).
  21. Conviva com milhares de animais e talvez você nunca será magoado; conviva com um ser humano e, cedo ou tarde, você será frustrado e também se frustrará – Augusto Cury (psiquiatra, escritor paulista).

 

112) DIGNIDADE – 10 de novembro de 2020.

  1. A coragem é dignidade sob pressão – Ernest Hemingway ( escritor norte-americano, séc. XX).
  2. Nós só temos alguma dignidade depois de mergulhar no abismo – Luiz Felipe Pondé (filósofo, escritor pernambucano).
  3. Conserve a sua dignidade; conserve a sua integridade. Ninguém pode menosprezá-lo, a não ser você – Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos – John F. Kennedy (35 presidente dos Estados Unidos da América, séc. XX).
  4. O auto respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo – Abraham Lincoln(16 presidente dos Estados Unidos da América, séc.XIX).
  5. A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular – Mahatma Gandhi (advogado, nacionalista indiano, séc.XIX/XX).
  6. A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano – João Paulo II (papa, séc. XX).
  7. Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia – Voltaire (filósofo, escritor francês, séc. XVIII).
  8. Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo – Mahatma Gandhi (advogado, nacionalista indiano, séc.XIX/XX).
  9. Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual – Pierre Nouy (filósofo, biofísico francês, séc. XIX/XX).
  10. O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem – Blaise Pascal (filósofo, escritor, matemático, físico, teólogo francês, séc. XVII).
  11. A única dignidade realmente autêntica é a que não diminui ante a indiferença dos outros – Dag Hammarkskjod (diplomata, escritor, economista sueco, séc.XX).
  12. Outrora, a velhice era uma dignidade; hoje, ela é um peso – François Chateaubriand (escritor, diplomata, político francês, séc.XVIII/XIX).
  13. Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização – Lya Luft (escritora gaúcha).
  14. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana – Franz Kafka (escritor checo, séc. XIX/XX).
  15. Amores novos não combinam com a dignidade dos velhos – Rubem Alves (escritor, teólogo, psicanalista, séc. XX).
  16. A humanidade não é um estado a que se ascenda. É uma dignidade que se conquista – Jean Vercors (escritor, ilustrador francês, séc. XX).
  17. Você pode viver com dignidade, mas não morrer com ela –  House (personagem de série norte-americana).
  18. Os carácteres mais sociáveis são, às vezes, aqueles que menos dignidade possuem. George Sand (escritora francesa, séc. XIX).
  19. Não se luta pra vencer sempre. Luta-se por dignidade! –Leandro M Ferreira neto (autor frase internet).
  20. A coragem é dignidade sob pressão – Ernest Hemingway ( escritor norte-americano, séc. XX).
  21. Nós só temos alguma dignidade depois de mergulhar no abismo – Luiz Felipe Pondé (filósofo, escritor pernambucano).
  22. Conserve a sua dignidade; conserve a sua integridade. Ninguém pode menosprezá-lo, a não ser você – Leo Buscaglia (escritor, professor norte-american0, séc. XX).

 

111) Vaidade – (reapresentado on-line) –  3 de novembro de 2020

  1. Substituída a conexão por Bate – bola com Celi Riche
  2. É mais difícil ferir a nossa vaidade justamente quando foi ferido o nosso orgulho – Friedrich Nietzsche (filósofo, escritor alemão, séc. XIX).
  3. A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade – Friedrich Nietzsche (filósofo, escritor alemão, séc. XIX).
  4. Não há graus de vaidade, apenas graus de habilidade em disfarçá-la – Mark Twain (escritor, humorista norte-americano, séc. XIX).
  5. Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir – Honoré de Balzac (escritor francês, séc. XIX).
  6. A vaidade é um princípio de corrupção – Machado de Assis (escritor brasileiro, séc. XIX).
  7. Não ter vaidades é a maior de todas – Millôr Fernandes (escritor, humorista, jornalista carioca, séc. XX).
  8. Agradar a si mesmo é orgulho; aos demais, vaidade – Paul Valéry (filósofo, escritor francês, séc. XIX/XX).
  9. A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana – François La Rochefoucauld (pensador francês, séc.XVII).
  10. A falsa modéstia é o último requinte da vaidade – Jean de la Bruyere (pensador francês, séc. XVII0.
  11. O que nos torna insuportável na vaidade dos outros é que ela colide com a nossa – François La Rochefoucauld (pensador francês, séc.XVII).
  12. Serei um cão, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional – John Wilmot (escritor inglês, séc. XVII).
  13. Demasiada modéstia é meia vaidade – Textos Judaicos
  14. O epitáfio é a última vaidade do homem – Axel Oxenstierna (estadista sueco, séc. XVI/XVII).
  15. A vaidade da ignorância é um abismo de miséria humana – Olavo de Carvalho (escritor paulista).
  16. O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos – Adam Smith (filósofo, economista britânico, séc.XVIII).
  17. O ciúme é só vaidade – Raul Seixas (cantor, compositor baiano, séc. XX).
  18. Não era a vaidade que a atraia para o espelho, mas o espanto de descobrir-se – Milan Kundera (escritor checo-francês).
  19. Elogiar-se é coisa de vaidoso, depreciar-se, de tolo – Aristóteles (filósofo grego, séc. 4 a/c).
  20. A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta – Mario Quintana (escritor, jornalista gaúcho, séc. XX).
  21. O teu amor é uma mentira que minha vaidade deseja – Cazuza (cantor, compositor carioca, séc. XX).
  22. O elogio é um meio muito usa­do, mas sempre novo, de render homenagem à vaidade alheia – José de Alencar (escritor, político cearense, séc. XIX).
  23. A vaidade quer aplauso – Massimo Azeglio (escritor, pintor, político italiano, séc.XIX).
  24. A virtude não iria tão longe se a vaidade lhe não fizesse companhia – François La Rochefoucauld (pensador francês, séc.XVII).
  25. Se alguém quisesse escrever uma história da vaidade, dominaria metade da natureza das civilizações – Johan Huizinga (historiador, linguista holandês, séc. XIX/XX).
  26. O homem e a vaidade movem o mundo – Michel Foucault (filósofo, historiador, crítico literário francês, séc. XX).
  27. Não é segredo. Somos feitos de pó, vaidade e muito medo – Millôr Fernandes (escritor, humorista, jornalista carioca, séc. XX/XXI).

 

110) DECEPÇÃO – 28 de outubro de 2020

  1. Aquele que muito confia, muito se decepciona.
  2. A desilusão é a visita da verdade – Chico Xavier (médium, filantropo, séc. XX).
  3. E o prêmio de maior decepção do ano vai para… mim. Parabéns por ter sido tão cega – Tati Bernardi (escritora paulista).
  4. Pessoas como eu sofrem mais, se decepcionam mais. Por outro lado, crescemos. Evoluímos. Amadurecemos – Martha Medeiros (escritora gaúcha).
  5. Decepção / Não mata, ensina a viver – Eduarda Oliveira
  6. Acabei de me despir de qualquer expectativa para não vestir nenhuma decepção – Camila Ramo.
  7. Depois de uma grande decepção A verdade parece deixar de existir.
    A memória traz à mente os momentos mais felizes Que agora são vistos com olhos traídos – Nay
  8. Decepção é quando a esperança leva um tapa na cara – Mauricio Sad
  9. Aprendi a nunca esperar nada de ninguém. Desde então, eu só tenho surpresas – nunca decepção – Augusto Branco (escritor de Rondônia).
  10. Nossos melhores sucessos vêm depois de nossas maiores decepções – Henry Ward Beecher (escritor, pastor, séc. XIX).
  11. Sou toda amor, sou toda carinho, mas, também sou toda decepção – Tania Mello
  12. Decepção não mata, ela nos alerta e nos fortalece.
  13. Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita – Martin Luther King (pastor, ativista americano, sec. XX).
  14. As pessoas que mais gostamos são as que mais nos decepcionam, pois pensamos que são perfeitas e esquecemos que são humanas – Giulia Passagem
  15. Quando aprendi que cada pessoa só dá aquilo que tem, aprendi a não me decepcionar com as pessoas – Jorge Luiz César Figueiredo
  16. Decepção é o preço que se paga por amar demais, se importar demais, sentir demais e confiar demais – Renato Russo (cantor, compositor carioca, séc. XX).
  17. A decepção me ensinou a enxergar as pessoas exatamente como são e não mais com os olhos do coração – Marcia Patricia Santos Klem
  18. A dor da decepção pode ser tão grande e insuportável a ponto de nos roubar a crença na humanidade –
  19. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada – Paulo Coelho (escritor, jornalista carioca).
  20. Às vezes é preciso uma decepção para aprendermos que a vida não é feita apenas de alegria, e sim de tentativas – Miedson Fernandes
  21. Quem espera sempre corre o risco de se decepcionar.
  22. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor – Izzo Rocha

 

109) GENEROSIDADE – 20 de outubro de 2020

  1. A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente – Albert Camus (filósofo, escritor, jornalista francês, séc. XX).
  2. A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína – Tácito (historiador, senador romano, séc.I).
  3. Paz é a generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal – Calvin Coolidge (30 presidente norte- americano, advogado, séc. XIX/XX).
  4. Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade – Dalai Lama (chefe de Estado, líder espiritual do Tibet).
  5. O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade – Che Guevara (médico, diplomata argentino, revolucionário marxista, séc. XX).
  6. Dar bons conselhos – as pessoas gostam de dar o que mais necessitam. Considero isto a mais profunda generosidade – Oscar Wilde (escritor, dramaturgo irlandês, séc.XIX).
  7. Não existe nobreza sem generosidade, assim como não existe sede de vingança sem vulgaridade – Joseph Roth (escritor, jornalista austríaco, séc.XIX/XX).
  8. As riquezas sem a generosidade são a pobreza dos plebeus – Pietro Aretino (escritor, dramaturgo italiano, séc. XVI).
  9. Como não existe nada mais precioso que o tempo, também não existe maior generosidade que o perdermos ajudando aos outros – Marcel Jouhandeau (escritor, professor francês, séc.XX).
  10. Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas. Fiódor Dostoiévski (filósofo, escritor, jornalista russo, séc.XIX).
  11. O ideal do amor e da verdadeira generosidade é dar tudo de si, mas sempre sentir como se isso não houvesse lhe custado nada – Simone de Beauvoir (filósofa, escritora, ativista feminista francesa, séc. XX).
  12. Há apenas duas maneiras de responder à Graça: Gratidão e Generosidade – Ed René Kivitz (teólogo, escritor, conferencista paulista).
  13. A prática do trabalho em equipe com respeito, lealdade, generosidade, empatia, transparência, são fatores essenciais para uma conduta Ética e vencedora – LEAO, J.F.(autor frase internet).
  14. A compaixão e a generosidade devem ser acompanhadas de desapego. Esperar algum retorno é como fazer negócio – Dalai Lama (chefe de Estado, líder espiritual do Tibet).
  15. A generosidade preenche nosso vazio existencial, o qual tentamos enganar comprando, comendo, consumindo, além do necessário – Angela G. A. Beirão (autora de frase internet).
  16. Generosidade é dar mais do que você pode, orgulho é pegar menos do que você precisa – Khalil Gibran (poeta, ensaísta, conferencista libanês, séc. xix/xx).
  17. A atenção é a forma mais rara e pura de generosidade – Simone Weil (filósofa, escritora francêsa, séc.XX).
  18. Fazer algo sem esperar nada em troca e receber o que o dinheiro não pode comprar, isso realmente não tem preço, mas tem muito valor – Anderson Martins (jogador de futebol cearense).
  19. Generosidade não é dar o que te sobra, pois isso significa desdém. Generosidade é dar o que vai te fazer falta – Elias henrique (autor de frase internet).
  20. Generosidade. Gratidão. Lealdade. Dos ricos de alma, os presentes mais caros – Priscila Murad (juíza capixaba).
  21. Quando falamos de coração para coração há uma generosidade muito maior que as palavras podem alcançar – Swami Paatra Shankara (espiritualista, autor frase internet).

 

108) PROIBIÇÃO – 13 de Outubro de 2020

  1. Proibição não causou nada além de problemas – AL CAPONE (gângster ítalo-americano, séc. XX).
  2. Proibir algo é despertar o desejo – MICHEL EYQUEM DE MONTAIGNE (filósofo, escritor, jurista francês, séc. XVI).
  3. Ainda que sendo tarde e em vão, perguntarei por que motivo tudo quando eu quis de mais vivo tinha por cima escrito: “Não” – CECÍLIA MEIRELES (escritora, pintora, professora carioca, séc. XX).
  4. Qualquer um que tenha violado um tabu torna-se tabu porque possui a perigosa qualidade de tentar os outros a seguir-lhe o exemplo  – SIGMUND FREUD (psiquiatra austríaco, pai da Psicanalise, séc. XIX/XX).
  5. É instintivo da mente humana que um homem mais deseje os prazeres que lhe são proibidos – TORQUATO TASSO (poeta italiano, séc. XVI).
  6. O pecado me atrai, o que é proibido me fascina – CLARICE LISPECTOR (escritora ucraniana/brasileira, séc. XX).
  7. O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los – SIGMUND FREUD (psiquiatra austríaco, pai da Psicanalise, séc. XIX/XX).
  8. Julgamos exercer uma pequena vingança contra a autoridade fazendo secretamente o que esta proíbe – NICOLAS DE CONDORCET (filósofo, matemático francês, séc. XVIII).
  9. Se eu fosse primeiro-ministro, proibiria a televisão – HUGH GRANT(ator britânico).
  10. Nós buscamos o proibido – OVÍDIO (poeta romano, séc. V ac.).
  11. Ninguém pode nos proibir de fazer o que queremos fazer – RICHARD BACH (escritor, piloto norte-americano).
  12. Tudo que é rigorosamente proibido é ligeiramente permitido – Roberto Campos (diplomata, economista, professor mato-grossense, séc. XX).
  13. Proibido emoções cálidas, angústias fúteis, fantasias mórbidas e memórias inúteis – Caio Fernando Abreu (jornalista gaúcho, séc. XX).
  14. Amante / Amor proibido / Amor preferido/ Amor escondido/ Seu segredo é castigo/ Mas amar é preciso – Reff Carvalho (poeta, autor frase internet).
  15. É proibido sofrer. Não vale a pena a viagem. É muito cara a passagem – Leoni (cantor carioca).
  16. Amor proibido é igual veneno: Se acabar provando… pode acabar morrendo! – Cecília Sousa e Souza (autora frases internet).
  17. É proibido matar; portanto, todos os assassinos são punidos, a menos que matem em grandes números e ao som de trombetas – Voltaire (filósofo, escritor iluminista francês, séc. XVII/XVIII).
  18. O pecado do primeiro homem foi o desejo do conhecimento proibido – disse G.Bruno, pronunciando cada palavra e passando a língua úmida pelos lábios. – Ele achou que podia se igualar a Deus. E esse também é seu pecado – Giordano Bruno (teólogo dominicano, escritor, filósofo, ocultista italiano, séc. XVI).
  19. É proibido não transformar sonhos em realidade, não viver cada dia como se fosse um último suspiro – Alfredo Cuervo Barrero (poeta espanhol).
  20. Quem nunca teve um amor proibido? – Ruan Fernandes (autor frase da internet).
  21. Estava andando em uma rua e li: “É proibido estacionar na vida”. Muito bom – Swami Paatra Shankara (espiritualista, autor frases internet).

 

107) GRATIDÃO – 06 de Outubro de 2020

  1. A gratidão é o único tesouro dos humildes. William Shakespeare (dramaturgo, poeta inglês, séc. XVI/XVII).
  2. As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro (filósofo grego, séc. III ac).
  3. Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para a frente com fé! Rosaura Gomes (escritora cearense).
  4. A gratidão tem memória curta. Benjamin Constant (engenheiro civil e militar carioca, séc. XIX).
  5. A gratidão é a virtude das almas nobres. Esopo (escritor grego, séc. VI ac).
  6. Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. Jean de la Bruyere (moralista (não conservador, mas pensador, crítico dos costumes) francês, séc. XVII).
  7. Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. Sêneca (filósofo,espanhol, estóico (escola filosófica fundamentada nas leis da natureza) do Império Romano, séc.I dc).
  8. A gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam no inventário. Honoré de Balzac (escritor francês do séc. XIX).
  9. Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter. Gustave Flaubert (escritor francês do séc. XIX).
  10. Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes. Albert Clarke (jogador de futebol inglês do séc. XX).
  11. A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores. François La Rochefoucauld (moralista francês do séc. XVII).
  12. A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz – Machado de Assis (escritor carioca do séc. XIX).
  13. Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo. Masaharu Taniguchi (líder religioso japonês, criador do seicho-no-ie, séc. XX).
  14. Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso, e a vingança, um prazer. Tácito (historiador e político romano do séc. I dc).
  15. A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela você sempre pode confiar – Augusto Branco (poeta, escritor de Rondônia).
  16. Não cobres tributos de gratidão. Chico Xavier (médium, filantropo, séc. XX).
  17. Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. Khalil Gibran (poeta, ensaísta, conferencista libanês, séc. XIX/XX).
  18. Sou muito grato por hoje, que me fará, amanha, melhor que ontem! Rodrigo Fernando Okener (autor de frase internet).
  19. Gratidão: um sentimento que se situa a meio caminho entre um benefício recebido e um benefício esperado. Ambrose Bierce (escritor, crítico americano do séc.XIX).
  20. A gratidão não custa nada – e tem um valor imenso! Augusto Branco (poeta, escritor de Rondônia).
  21. Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão. O Diário de Anne Frank
  22. A gratidão é a memória do coração. Antístenes (filósofo grego, séc.V).
  23. A gratidao é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidao. Alan Vaszatte

 

106) SOLIDARIEDADE – 29 de setembro de 2020

  1. – A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. – Franz Kafka (escritor tcheco, séc. XIX/XX).
  2.  Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas. – Augusto Cury  psiquiatra, escritor brasileiro).
  3. Chorar com os que choram, rir com os que riem. A isso chama-se ser solidário”. – Wilson Chagas (escritor, advogado brasileiro).
  4.  “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos  propósitos.” – Bezerra de Menezes (médico, escritor, jornalista, filantropo brasileiro, séc. XIX).
  5. Solidariedade é o amor em movimento – D. Guiomar de Oliveira Albanesi (escritora, filantropa brasileira).
  6. O natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade! – Gislaine Schineider- Jornalista (jornalista, professora catarinense).
  7. Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo. – Juahrez Alves (escritor, produtor cultural paulista).
  8. A felicidade de grandes Homens consiste em levar amor e solidariedade a quem necessita. – Walyson Garrett (artista circense pernambucano).
  9. A solidariedade é contagiosa. Contagie e se deixe contagiar… – Carlos Henrique Cadinha (engenheiro, gestor de negócios carioca).
  10. O desafio das religiões é ensinar que joelhos orantes precisam ser desdobrados em braços solidários. A síntese é o caminho mais seguro. – Padre Fábio de Melo (sacerdote católico, artista, escritor mineiro).
  11. As vaidades e os melindres de uma equipe devem ser substituídos por um enorme senso de solidariedade. – Bernardinho (economista, empresário carioca, jogador e treinador de voleibol).
  12. A genuína solidariedade é aquela praticada com quem nem mesmo conhecemos. – Lessinha
  13. Solidariedade é uma palavra forte que expressa sentimentos de amor ao próximo…uma qualidade latente no coração das pessoas generosas. – Adelmar Marques Marinho (procurador da justiça piauiense, séc. XX/XXI).
  14. Humanos tem o estranho hábito de ser solidários após tragédias’ (e só) – Thiago O. Rodrigues (ator carioca).
  15. Um minuto de silêncio podia ser trocado por um minuto de solidariedade. – Murillo Leal
  16. Seja solidário com você mesmo. Enfeite a árvore da vida como se enfeita a árvore de Natal! – Edivânia Santos (assistente social paulista).
  17. A solidariedade e a caridade são práticas do amor real. – Mônicka Christi (escritora, artista plástica, pedagoga brasileira).
  18. Ser solidário é investir em seu próprio coração – Jader Amadi (autor de frases, terapeuta).
  19. Quando cuidamos e somos solidários à dor do outro, aquilo que nos incomoda e faz doer, o nosso sofrimento parece se aquietar. Roseli de Abreu (advogada mineira, autora de frases).
  20. Doar sangue é mais que um ato de amor. Trata-se de solidariedade e civismo, coisas que se encontram no sangue do doador. – Jeferson Calixto (autor de frases).

 

105) MÁGOA – 22 de setembro de 2020

  1. Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche (filósofo alemão, séc. XIX).
  2. A mágoa altera as estações e as horas de repouso, fazendo da noite dia e do dia noite. William Shakespeare (escritor inglês, séc. XVI/XVII).
  3. A mágoa profunda tem menos poder para atingir / O homem que dela faz troça, e não a carrega como um fardo. William Shakespeare
  4. Há um limite nas dores e mágoas que termina a nossa vida, ou melhora a nossa sorte. Marquês de Maricá (escritor, político carioca, séc. XVIII/XIX).
  5. É de minha responsabilidade não ficar triste, não deixar ninguém me magoar, não deixar que nada de ruim me aconteça. Martha Medeiros (escritora gaúcha).
  6. Toda mágoa é orgulho ferido. Luiz Gasparetto (médium, psicólogo, escritor paulista, sé. XX/XXI).
  7. Evite sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e as mágoas, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los. Friedrich Nietzsche
  8. A morte deixa uma mágoa que ninguém pode curar, o amor deixa uma memória que ninguém pode roubar. Khalil Gibran (escritor, filósofo libanês, séc. XIX/XX).
  9. Se não fosse amor, não haveria planos, nem vontades, nem ciúmes, nem coração magoado. Caio Fernando Abreu (escritor, jornalista gaúcho, séc. XX).
  10. Eu não sei onde mora a raiz da mágoa. O que sinto é sua ardência na alma. Padre Fábio de Melo (sacerdote católico, artista, escritor, professor mineiro).
  11. A mágoa é o veneno que se toma, pretendendo matar o outro.  William Shakespeare
  12. Quando você é magoado, você nunca volta a ser o que era antes. Desconhecido
  13. Bebia para afogar as mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar. Frida Kahlo (pintora mexicana, séc. XX).
  14. Por mais que a verdade doa, a sinceridade nunca magoa. Tania Morais
  15. A melhor forma pra não me magoar é fingir que eu não tenho um coração. Charlie Harper (personagem ficção de seriado americano).
  16. Sentimentos hoje são tão descartáveis que as pessoas preferem magoar umas as outras a dizer que foi bom enquanto durou Fernanda Dac (frases para internet).
  17. “Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivesse sido magoado. Dance como se ninguém estivesse a ver.” Satchel Paige (atleta de baseball americano, séc. XX).
  18. Pessoas suscetíveis à mágoa tendem a encontrar ofensas onde elas não existem John C. Maxwell (escritor, pastor evangélico, Americano).
  19. Marta Medeiros (escritora gaúcha).
  20. Algumas mágoas são tão íntimas que seria falta de consideração abandoná-las. Carlana Chaves (frases para internet).
  21. A vida é um desafio, as coisas mudam diariamente. Não existe uma fórmula para não se magoar, cabe a nós saber decidir o que vale a pena. Fernando Vieira (jornalista, radialista gaúcho, séc. XX).

 

104 – HUMILDADE – 15 de setembro de 2020

  1. A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Confúcio (filósofo chinês, séc. 5 A/C).
  2. O topo da inteligência é alcançar a humildade. Textos Judaicos
  3. Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza. Rabindranath Tagore (escritor, músico, dramaturgo indiano, séc. XIX/XX).
  4. O orgulho divide os homens, a humildade une-os. Henri Lacordaire (religioso dominicano francês, séc. XIX).
  5. O homem moderno não combate as calamidades com a humildade; descobriu que elas devem ser combatidas com os conhecimentos científicos. Bertrand Russell (filósofo, matemático inglês, séc. XIX/XX).
  6. O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade. Augusto Cury (psiquiatra, escritor brasileiro).
  7. O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade. Ernest Hemingway (escritor norte-americano, séc. XX).
  8. Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. Charles Chaplin (ator, diretor, compositor, roteirista, produtor, editor britânico).
  9. Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! William Shakespeare (escritor,dramaturgo, inglês, séc. XVI/XVII).
  10. Só eu sei que cheguei à humildade máxima que um ser humano pode atingir: confessar a outro ser humano que precisa dele para existir. Caio Fernando Abreu (escritor, dramaturgo brasileiro, séc.XX).
  11. Sejais nobres como o Sol, que tem a humildade de emprestar a sua luz para que outros possam brilhar também. Augusto Branco (escritor brasileiro).
  12. Excelência e humildade verdadeiras não são incompatíveis uma com a outra, ao contrário, elas são irmãs gêmeas. Jean Baptiste Lacordaire (teólogo, jornalista francês, séc. XIX).
  13. Humildade não é se declarar pequeno. Humildade é reconhecer suas forças e suas fraquezas e perante isso buscar o seu melhor. Projota (rapper, compositor, ator brasileiro).
  14. Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos. Santo Agostinho (teólogo, filósofo, séc.5 D/C).
  15. A humildade reconhece a própria limitação e necessidade. Está aberta a receber ajuda, a ser ensinada e não se ressente de um bom conselho. John Piper (professor norte-americano).
  16. O professor é aquele que sempre está se atualizando e tem a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e mistérios. Mauricio costa (diretor, roteirista brasileiro de cinema).
  17. Humildade não é sinônimo de pobreza, humildade é saber chegar em qualquer lugar independente de quem você seja! Israel Ziller (escritor, brasileiro).
  18. A verdadeira humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar menos em si mesmo.  S. Lewis (escritor, ensaísta, teólogo irlandês, séc.XIX/XX).
  19. A melhor professora da vida é a humildade. Ela nos ensina a reconhecer nossos erros e a pedir perdão. Sergio Bezerra da Silva (oficial de justiça pernambucano que matou Lampião, séc. XX).
  20. Aquele que muito exalta sua própria humildade, não tem humildade suficiente para entender o que significa ser humilde. Tico Santa Cruz (músico, escritor brasileiro).

 

103) TÉDIO – 08 de setembro de 2020

  1. O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade – Voltaire (escritor francês, sé. XVIII).
  2. As grandes convivências estão a um milímetro do tédio – Nelson Rodrigues (escritor pernambucano, séc. XX).
  3. O repouso é uma boa coisa, mas o tédio é seu irmão – Voltaire.
  4. O tédio é o pior de todos os estados – Voltaire.
  5. O tédio é a expressão suprema da indiferença – Ricardo León (poeta espanhol, séc. XIXI/XX).
  6. Se os macacos chegassem a experimentar tédio, poderiam tornar-se gente – Johann Goethe (escritor alemão, séc. XVIII/XIX).
  7. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual – Nelson Rodrigues.
  8. Atenção: Essa vida contém cenas explícitas de tédio. Nos intervalos da emoção – Alice Ruiz (poeta paranaense – esposa Paulo Leminsky).
  9. Nunca tive dinheiro para poder ter tédio à vontade  – Fernando Pessoa (poeta português, séc. XIX/XX).
  10. Após o homem ter posto todo sofrimento e tormento no inferno, nada restou para o céu senão o tédio – Arthur Schopenhauer (filósofo polonês, séc. XVIII/XIX).
  11. Reclamar do tédio é fácil, difícil é levantar da cadeira para fazer alguma coisa que nunca se fez – Martha Medeiros (escritora gaúcha).
  12. A cura para o tédio é a curiosidade. Não existe cura para a curiosidade – Ellen Parr (designer gráfica americana).
  13. O segredo para não ter tédio, pelo menos para mim, é ter ideias – Eugène Delacroix (pintor francês, séc. XIX).
  14. O segredo para não ter tédio, pelo menos para mim, é ter ideias – Eugène Delacroix.
  15. Assim como a necessidade é a praga do povo, o tédio é a praga do mundo abastado – Arthur Schopenhauer.
  16. Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia – Jean-Paul Sartre (filósofo francês, séc. XX).
  17. Prefiro morrer de paixão a morrer de tédio – Vincent van Gogh (pintor holandês, séc. XIX).
  18. Toda minha vida é um esforço para escapar do tédio do cotidiano. Esses pequenos problemas ajudam – Sherlock Holmes (personagem, escritor britânico Arthur Conan Doyle, final séc. XIX).
  19. Não existe um domingo tédio, quando se tem um bom sábado – ​Tássio Noronha (escritor baiano).
  20. A vida do homem moderno se resume em três “T”s: Tv, tédio e transtornos – Murilo silva (escritor capixaba).
  21. Não sei se ter tudo o que se quer, realmente trás felicidade ou tédio – Tiane Fróes (escritora baiana).
  22. Domingo – O tédio e a diversão múltipla dos domingos amam entrelaçar-se ( In: O Avesso das Coisas – 6º Edição, 2007.) Carlos Drummond de Andrade
  23. O Tédio é Afrodisíaco – Luciene Luba (escritora paulistana).
  24. Só a arte nos salva do tédio – Edna Frigato (escritora paulistana).

 

102)  – 01 de setembro de 2020

  1. Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo – Martin Luther King (pastor batista norte americano do séc. XX).
  2. O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida – Carl Sagan (cientista norte americano do séc. XX).
  3. Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético – Friedrich Nietzsche (filósofo alemão do séc. XIX).
  4. Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé – George Sand (escritora francesa do séc. XIX).
  5. A fé é o instinto da ação… – Fernando Pessoa (escritor português do séc. XIX/XX).
  6. A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar – Mahatma Gandhi (advogado indiano do séc. XIX/XX).
  7. A fé é a mais elevada paixão de todos os homens – Soren Kierkegaard (filósofo dinamarquês do séc. XIX).
  8. O milagre é o filho predileto da fé – Johann Goethe (escritor alemão do séc. XVII / XIX).
  9. A fé pode ser definida, em resumo, como uma crença ilógica na ocorrência do improvável –  L. Mencken (jornalista norte americano do séc. XIX).
  10. No fundo, sinto que a minha vida é sempre governada por uma fé que já não tenho. A fé tem isto em particular: mesmo quando desaparece, continua a agir – Ernest Renan (filósofo francês do séc. XIX).
  11. E a atitude de fé é o oposto do apego à crença – Alan Watts (filósofo britânico do séc. XX).
  12. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem – Hebreus 11:1
  13. Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser – Santo Agostinho( teólogo do séc. 5 dc onde hoje é a Argélia).
  14. Ter fé é dançar na beira do abismo – Friedrich Nietzsche
  15. Não coloque limites em seus sonhos. Coloque fé.
  16. A fé ilumina nosso coração e nos faz enxergar o positivo mesmo quando parece não existir nada de bom.
  17. Ter um sonho não basta, é preciso acreditar que o podemos alcançar e transformar essa fé no motor que nos levará até ele.
  18. Talento também precisa de fé, essa certeza inabalável de que apesar das derrotas o sucesso acabará chegando.
  19. Que minha coragem seja maior que o meu medo, e que minha força seja tão grande quanto a minha fé.

 

101) INSEGURANÇA – 25 de agosto de 2020

1) A insegurança te faz acreditar no que ninguém te disse.
2) A insegurança é uma espécie de uma âncora que, de certa forma, nos mantém seguros, mas nos prende a um único lugar.
3) Você é maior do que todas as suas inseguranças.
4) Acho que a insegurança é um dos piores sentimentos. Porque a gente sempre precisa de alguma certeza. Estar inseguro é como patinar no gelo.
Matheus Rocha
5) Eu não tenho opinião definida sobre nada. Não acho que isso seja insegurança. Acho que é abertura, que tudo é passível de uma outra interpretação.
Caio Fernando Abreu
6) A insegurança nos impede de realizar coisas extraordinárias, de conhecer lugares incríveis e de nos conectarmos com pessoas maravilhosas.
7) A insegurança é uma voz que, nem sempre, nos diz a verdade.
8) A insegurança me prende no passado pelo medo do futuro.
9) Insegurança: parece um mosquitinho, mas é só dar atenção que vira um monstro.
10) Em uma sociedade que lucra com sua insegurança, gostar de si mesmo é um ato de rebeldia.
11) A insegurança e a frustração levam o homem à violência e à guerra. John Lennon
12) A INSEGURANCA É FRUTO DO MEDO. Alves Mota
13) A INSEGURANÇA DA VIDA É UMA INSTABILIDADE QUE SE CORRIGE NO RISCO DA EXISTÊNCIA.

 

100) PERSEVERANÇA – 18 de agosto de 2020

– A PERSEVERANÇA é o segredo dos fortes.
– Quem espera sempre alcança.
– Nunca desista de seus objetivos. Etc.

99 – Dúvida – (reapresentado – on-line) 12 de agosto de 2020

98 – Preocupação– (reapresentado – on-line) 4 de agosto de 2020

97 – Vida – (reapresentado – on-line) 28 de julho de 2020

96 – Encanto – (reapresentado – on-line) – 21 de julho de 2020

95 – Aconchego –  (reapresentado – on-line) -14 de julho de 2020

94 – Paixão – (reapresentado – on-line) – 7 de julho de 2020.

93 – Ciúme – (reapresentado – on-line) –  30 de julho de 2020.

92 – Nostalgia – (reapresentado – on-line) – 23 de junho de 2020.

91 – Existência – (reapresentado – on-line) – 16 de junho de 2020.

90 – Tolerância –  (reapresentado – on-line) – 9 de junho de 2020.

89 – Respeito–  (reapresentado – on-line) – 2 de junho de 2020.

88 – Agora–  (reapresentado – on-line)  –   26 de maio de 2020.

87 – Ânimo e Desânimo  (reapresentado – on-line) -19 de maio de 2020.

86 – Desejo (reapresentado – on-line) – 19 de maio de 2020.

85 – Caridade (reapresentado – on-line)- 5 de maio de 2020.

84 –  Colocação de imagens e sentimentos – 28 de abril de 2020.

83 –  Desalento (reapresentado – on-line)- 21 de abril de 2020.

82 – Paciência (reapresentado – on-line)- 14 de abril de 2020.

81 – Confiança (reapresentado – on-line) – 7 de abril de 2020.

80 – Medo (reapresentado – on-line) – 31 de março de 2020.

 

79) CORONAVIRUS (on-line)

  • Bem-vindos.
  • Texto Beatriz Breves – Coronavírus
  • Falando de sensações.
  • Falando de Sentimentos.
  • Falando de Pensamentos.
  • Conexão: Coronavírus – por Celi Riche

Sente-se confortavelmente / Feche os olhos / Visualize uma luz branca sobre sua cabeça… Convide a luz a penetrar o seu corpo / Enquanto a luz branca preenche todo o seu corpo, respire lenta e profundamente 3 vezes; inspire serenidade, expire a ansiedade, inspire serenidade, expire as tensões, inspire serenidade, expire os medos.

Agora visualize uma daquelas farmácias antigas.

Na vitrine há uma fileira de potes de diferentes formatos e diferentes tamanhos, contendo líquidos de uma arte antiquíssima que contêm em si as esperanças e os anseios de todos aqueles que já comtemplaram estas cores vivas, na busca de um elixir curativo. O boticário coloca nestes potes muitos dos seus conhecimentos médicos. Isto faz com que eles possuam, portanto, um grande potencial de cura.

A luz da vitrine ilumina os potes medicinais contendo esperança, paz, tranquilidade, coragem, fé, otimismo, alegria, força, confiança, paciência, amor, entre outros. Todos nós precisamos de alguns desses bálsamos, porém, nessa conexão, um em especial te chama atenção; contemple os potes, escolhendo aquele que mais se adequa a sua necessidade, nesse momento. Feito isso, beba seu elixir de luz e visualize o centro do seu coração perfeito, seu sistema imunológico fortalecido, revitalizado, livre de inquietações.

Essa é a sua verdadeira natureza. Permita que esse sentimento se manifeste em seu mundo interno e seu mundo externo;

Com essa consciência, podemos voltar ao aqui e agora, respirando e voltando e abrindo os olhos.

 

78) AUTOCONFIANÇA

Sente-se confortavelmente / Feche os olhos / Respire lenta e profundamente 3 x / Relaxe;

A confiança é um sentimento que construímos a partir de nossas interações nas experiências vividas. Da mesma forma, a autoconfiança se desenvolve a partir das conquistas em nossas vivências promovendo satisfação e realização.

Como todo o sentimento, a autoconfiança envolve uma característica daquilo que lhe é familiar, pois tendemos a confiar naquilo ou em quem conhecemos. Além disso, a autoconfiança anda de mãos dadas com a autoimagem, com a autoestima e com a autoeficácia.

Nesse sentido, torna-se fundamental o autoconhecimento, estar consciente dos valores e das crenças limitantes que regem o nosso dia-a-dia, de nossas forças e fraquezas, podemos focar naquilo que nos propomos a fazer, confiando e ampliando nossa capacidade de realização.

Todos nós, em algum nível, já experimentamos esse sentimento. Posso não ser autoconfiante em meus relacionamentos amorosos, mas me sinto muito autoconfiante na profissão que exerço, por exemplo, e vice-versa. Todos nós possuímos nossas inseguranças em alguns aspectos da vida e também acreditamos em nossos talentos em outros; por isso não se compare com os outros, você é único.

Nesse momento, proponho a cada um uma rápida autoanálise:

  • Eleja uma área ou situação de sua vida onde se sinta confiante. Área saúde, pessoal, profissional, financeira, emocional…
    • Sua autoconfiança está ligada a fatores internos como determinação, por exemplo, ou ligada a fatores externos como a uma pessoa ou objeto, por exemplo?
    • Mentalmente, reviva os sentimentos envolvidos e festeje a conquista, visualize a vitória e a confiança proporcionada por essa realização.
    • Agora eleja uma área ou situação da sua vida onde se sinta inseguro e queira desenvolver a autoconfiança.
    • Imagine que nessa conexão você possa transformar esse sentimento em confiança, como naquilo que você gosta e faz bem. Imagine que você se preparou que você estudou e praticou para isso. Agora caminhe confiante em direção à situação, assuma uma postura corporal de conquista, olhe nos olhos, como se o seu desejo já fosse seu, Veja-se vitorioso.

Esse é um exercício que podemos fazer, condicionando e alimentando esse sentimento em nós, praticando e reavaliando até chegarmos aos resultados.

Desenvolver a autoconfiança em alguma área da vida exige serenidade e tranquilidade, qualidades adquiridas com o conhecimento, o preparo, a disciplina, a prática e a energia que investimos nelas;

Com essa consciência, podemos voltar ao aqui e agora, respirando e voltando e, no seu tempo, abrindo os olhos.

 

77) SOLIDÃO

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo…
isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…
isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe às vezes, para realinhar os pensamentos…
isto é equilíbrio.

Tampouco é a pausa involuntária que o destino nos impõe compulsoriamente, para que revejamos a nossa vida…
isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado…
isto é circunstância.

Solidão é muito mais que isto…

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa Alma!

 

76) CARNAVAL

– Sentar-se confortavelmente / Fechar os olhos / Respirar lenta e profundamente 3 x / Relaxar;
– Independente de suas origens, sejam elas pagãs ou religiosas, o carnaval é um período onde a realidade social, com sua moral e suas regras, é suspensa temporariamente, cedendo lugar a uma realidade fantasiosa.
Se, por um lado, as normas impostas pelas instituições nos obrigam a fazer escolhas racionais que atendam as necessidades cotidianas, privando-nos de dar vazão a uma série de emoções, sentimentos e comportamentos, por outro lado, podemos subverter a ordem geral extravasando, sem censura e sem pudores, desejos privados, emoções, sentimentos e comportamentos numa realidade descompromissada, a disposição do próprio tempo, do próprio corpo, da própria vontade. Nessa empreitada, o álcool, as drogas, as máscaras e as fantasias contribuem para a flexibilização da “realidade”;
– O sentimento de carnaval é vivenciado por nós tanto quando estamos confusos, sem saber bem o que fazer com aquilo que sentimos, quanto quando estamos felizes querendo extravasar o que não cabe no peito; ah se eu pudesse…! Ah se o meu dinheiro desse…! Ah se eu fosse… ! Ah se meu corpo permitisse…! Ah… então eu faria um carnaval!
– Nesse momento, vamos ouvir o que disse a Beatriz e experimentar uma folia interna dando vez a uma fantasia oculta, expressa somente no reino da mente; libere sua mente para viver essa fantasia permitindo-se vivê-la por alguns segundos. Em nossa mente podemos criar a realidade que queremos de forma livre, leve e segura. Observe como se sente, que sentimentos afloram em você; apenas sinta, sem censura, sem julgamentos, sem críticas. De uma forma ou de outra, esse é o seu sentimento de carnaval e apenas seu.
– Com essa consciência, podemos retornar ao aqui e agora, respirando e voltando e, cada um no seu tempo, abrindo os olhos.

 

75) ALTRUÍSMO

ALTRUÍSMO

– Sente-se confortavelmente / Feche os olhos / Respire lenta e profundamente 3 x / Relaxe;

– A palavra altruísmo define um modo de existir em que o “outro” é a razão central da existência. Portanto, ser altruísta envolve amor, respeito, generosidade, empatia, fraternidade, abnegação, doação, disponibilidade, entre outras coisas.

O altruísmo é um sentimento nobre, puro, amadurecido, que evoluiu do ego-ísmo para o outro-ismo; um sentimento desinteressado que não admite gratificações, sejam elas no nível filosófico, egocêntrico ou religioso.

Entretanto, para cultivar um sentimento e uma atitude altruísta torna-se essencial o equilíbrio entre o eu e o outro, entre o dar de si e o dar para si. No afã de cuidar do outro, muitas vezes, nos abandonamos sem reconhecer e respeitar as próprias necessidades, esvaziando nossa energia vital, emocional e até mesmo financeira. Dedicar-se ao outro não exclui cuidar de si e cuidar de si representa reconhecer o próprio valor, a capacidade real de que temos algo para oferecer, equilibrando assim o dar e o receber.

Gostaria de propor uma conexão altruísta consigo mesmo. Imagine que você está de pé em frente a si mesmo sentado nessa cadeira. Diante de você está uma pessoa que também precisa de um gesto seu de altruísmo. Nesse momento, dedique a ela alguns desses sentimentos que acompanham esse gesto: respeito… generosidade… empatia… fraternidade… abnegação… doação… disponibilidade… amor;

– Com essa consciência, agradecemos essa experiência e voltamos ao aqui e agora. Respirando e voltando e abrindo os olhos.

 

74) INVEJA

– Sente-se confortavelmente / Feche os olhos / Respire lenta e profundamente 3 x / Relaxe;

– A inveja é um sentimento difícil de ser detectado ou reconhecido, talvez por apresentar um caráter ora preconceituoso, ora supersticioso ou mesmo inconfessável.

Assim como todo o sentimento, sentir inveja é humano. Todos nós, em diferentes níveis já experimentamos esse sentimento e tudo bem sentir inveja.

Nesse momento, traga a sua mente uma situação em que tenha se sentido incomodado, triste ou mesmo infeliz com a alegria, o sucesso ou a felicidade de alguém. Ao reconhecermos a inveja em nós podemos nos conectar e trabalhar conscientemente.

Inveja é uma palavra de origem latina – invidia – que significa não ver, olhar torto. Geralmente, a origem da inveja se encontra em nossa vaidade quando nos comparamos com os outros e detectamos nossas diferenças.  Quem inveja não vê a si, olha somente o outro e seu bem seja ele permanente ou material ou sua beleza, sua inteligência ou sua felicidade ou até mesmo a sua infelicidade. Entretanto, o quanto de felicidade está contido nas realizações do outro?  O mundo perfeito registrado em fotos nas redes sociais é um exemplo explicito disso. Em diferentes períodos e diferentes situações em nossa vida, em comparação com o outro, sempre haverá alguém melhor e sempre haverá alguém pior do que eu. Como não consigo olhar para mim e valorizar minhas conquistas, invejo as conquistas alheias criticando e minimizando suas realizações.

Da mesma forma que todos nós lidamos com a inveja, quantas vezes também nos inspiramos, através do outro, a lutar pelo que desejamos, a valorizar nossas conquistas, a maximizar nossas capacidades e a explorar talentos singulares. Somos seres únicos e especiais e devemos praticar o exercício de olhar para dentro e sentir orgulho de ser quem se é; dessa forma, sentindo-me fortalecida e com a autoestima elevada posso me concentrar em futuros projetos e ser fonte de admiração e não de inveja para outros;

– Com essa consciência, você pode voltar ao aqui e agora, respirando e voltando e, no seu tempo, abrindo os olhos.

 

73) CONFORMISMO

– Sente-se confortavelmente / Feche os olhos / Respire lenta e profundamente 3 x / Relaxe;
– O conformismo nos coloca numa zona de conforto um tanto quanto enganosa, onde nos moldamos a uma situação optando por permanecer nela, por motivos variados, como se não tivéssemos escolha. Entretanto, o sentimento decorrente desse comportamento se transforma em desconforto acompanhado de peso, resistência ou negação, entre outros, quase sempre reforçado por crenças limitantes que incorporamos a nossa vida como verdades absolutas: a vida é assim mesmo; eu não nasci para o sucesso; estou muito velho para isso; dinheiro não traz felicidade; nunca vou conseguir emagrecer, não dou sorte no amor, etc.
Esses são alguns exemplos de crenças herdadas de nossos pais, adquiridas em nossas experiências pessoais ou sociais. De forma direta ou subliminar, cultivamos e alimentamos essas verdades como parte de nós.
Algumas vezes, a realidade nos impõe limitações às quais nos resta respeitar, superar e aceitar como, por exemplo, na perda de um ente querido. Outras vezes, nós nos impomos limitações diante de situações da vida, por exemplo, quando perdemos um emprego podemos nos conformar ou procurar um novo. Porém, quando nos tornamos conscientes dessas limitações podemos assumir outras escolhas que proporcionem sentimentos leves e agradáveis.
– Nesse momento, eu te proponho se conectar com uma situação que te levou ao conformismo, mas que te incomoda.
Observe se existe uma crença relacionada ao conformismo. Essa é uma crença hereditária, pessoal ou social? Você gostaria de transformar a crença limitante por uma crença fortalecedora? Se a resposta for sim, se pergunte como poderia reformular sua crença? Por exemplo, vontade não é coisa que dá e passa, vontade é coisa que transforma; eu não nasci para o sucesso, eu nasci para ter sucesso, etc. aproveite esse momento para ressignificar sua crença. Através da repetição, incorpore a crença fortalecedora ao seu dia-a-dia;
– Com essa consciência, você pode voltar ao aqui e agora, respirando e voltando e, no seu tempo, abrir os olhos.

 

72) ÓCIO

– Sentar-se confortavelmente / Fechar os olhos / Respirar lenta e profundamente 3 x / Relaxar;
– O ócio nos remete à noção de folga, de falta de horário, de compromisso, etc.
No mundo de hoje com sua velocidade, com suas ofertas tecnológicas e de entretenimento, os momentos de folga são preenchidos com mais e mais atividades, pois não suportamos a sensação de que estamos deixando de fazer algo, nos sentindo culpados ou nos ocupamos em excesso para não sentir o vazio ou a angústia existencial de nossa finitude, como diriam os filósofos humanistas. Para essas pessoas o ócio está ligado ao tédio. Além disso, valorizamos o fazer muito, já que pessoas ocupadas se tornaram supervalorizadas.
Como consequência, em nossa cultura, temos o estresse e a depressão e a dificuldade em relaxar se resolve com um ansiolítico juntamente com um antidepressivo, numa postura antinatural, muitas vezes, causando dependência e prejudicando outros aspectos da vida do sujeito.
Entretanto, algumas culturas que, por exemplo, valorizam a sesta ou a doçura italiana do fazer nada permitem a seus habitantes valorizar a vida e apropriar-se de um tempo para apenas ser. Para essas pessoas o ócio está ligado ao prazer.
– Em nossa mente o espaço-tempo é diferente do mundo físico. Temos velocidade e tempo para imaginar e viver o que quisermos. Nesse momento, você acaba de ganhar um dia ocioso inteirinho para fazer o que quiser. Esse dia é só seu. O que gostaria de fazer? O que te daria prazer? Como gostaria de aproveitá-lo? Use esse momento para desfrutar e dar lugar a seu ser. Veja-se, ouça-se, sinta-se nesse ócio. Existe um mundo de possibilidades para você aproveitar. Vou dar mais um tempo para que curta esse dia.
– Sentindo-se muito bem, nutrido ou nutrida por essa experiência, cada qual, no seu tempo, pode voltar ao aqui e agora, abrindo os olhos.

 

71) OTIMISMO – 14 de janeiro de 2020

  • Apresentações;
  • O copo está meio cheio ou meio vazio?
  • Defina sentimento de OTIMISMO.
  • Texto Beatriz Breves – Otimismo.
  • Vídeo: animação “A Arte do Otimismo”.
  • Falando de sentimentos.
  • Vídeo: Trailer do filme “Uma Lição de Vida”
  • Falando de Sentimentos.
  • Conexão: poesia OTIMISMO de João Carlos Cavalcante.
    – Sentar-se confortavelmente / Fechar os olhos / Respirar lenta e profundamente 3 x / Relaxar;
    Vem comigo buscar o pedaço de felicidade que nos cabe, porque no mínimo, nele, cabe todo mundo, um mundo no sorriso que se enxerga no rosto sincero da criança, nos olhos do idoso refletindo a imagem do neto debochando do medo, que felicidade maior existe? Penso que trair a vida é deixar de sonhar e trocar a esperança pela simples ameaça de fraqueza, porque fracos todos nós somos, mas somos fortes como palitos amarrados. Quero fazer música enquanto você canta uma letra inventada na partilha de cada dia, porque partilhar é o segredo dos fortes e fonte de sabedoria. Vem sonhar a morte como passagem distante e necessária ao próprio conhecimento da verdade e mesmo que nada se descubra, terá sido sanada a maior de todas as dúvidas, mas enquanto esse dia, ainda distante, não chega, porque para quem quer um segundo é vida, vamos profetizando as manhãs como fartura de alegria. Vamos brincar de poeta, quem faz poesia enfeita o tempo e faz renascer, na gota de uma lágrima, a expressão maior de amor, que enfim é o que nos torna gente de bem e dignas de um beijo apaixonado. Vamos de mãos dadas com o desconhecido, porque nele, a renovação que nos lê adiante. Vamos assim mesmo, parecendo bregas do passado, porque é na simplicidade do otimismo, do altruísmo, da poesia, enfim do amor, que nos sentiremos vivos e felizes. (José Carlos Cavalcante)