FALANDO DE SENTIMENTOS – GRATIDÃO

GRATIDÃO

Beatriz Breves

A gratidão poderia ser considerada como a “flor dos sentimentos”: se a flor embeleza o ambiente, a gratidão embeleza as relações.

E tal qual existe a alegria em receber flores, existe a gratidão em receber sentimentos. Tem a gratidão da solidariedade, da amizade, do carinho, da generosidade, etc., enfim, sentimentos e sentimentos que o outro gentilmente se dispõe a doar para nos enfeitar.

Mas é curioso como tem gente que tem muita dificuldade de sentir gratidão e, assim, costuma cultivar a sua vida de forma bastante empobrecida. E isto talvez porque, ao se sentir enfeitada pelo outro e incapacitada de reconhecer o seu real valor, a pessoa chega a pensar que se humilharia ao dizer um simples “muito obrigado(a)”. Sem falar que, muitas vezes, também não é capaz de sentir gratidão por sua existência, pela vida e até mesmo pelos seus erros cometidos, que poderiam servir de aprendizado e evolução.

Sim, gratidão, você é o sentimento do reconhecimento, aquele sentimento que, no dia a dia de cada um de nós, é capaz de fazer florescer  – no jardim das relações com o outro, com a gente mesma e com a vida – as flores mais belas e perfumadas que os sentimentos são capazes de fazer brotar.

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.61. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

 

No original, Facebook, por ter sido publicado no dia das mães, foi acrescido:

“E, sendo hoje o dia das mães, não poderia deixar de mencionar o sentimento de gratidão que sinto por minha mãe, que tanto embelezou o meu jardim.”

Você também pode se interessar por: