DE (186) Vergonha – 11/01/21 ATÉ  (___) _________ – 13/12/22

Passado – Cansaço – Realidade – Receio – Apego – Respeito – Compulsão –

192) COMPULSÃO – 16/08/22

 

191) RESPEITO – 07/05/19, 2/06/20, 03/08/21 e 07/08/22

  1. O auto respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo.Abraham Lincoln (16* Presidente dos EUA, séc. XIX).
  2. Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser. Louis Pasteur (cientista francês, séc. XIX).
  3. É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei. Henry David Thoreau (escritor, filósofo, pesquisador norte-americano, séc. XIX).
  4. Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual. Pierre Nouy (biofísico, filósofo francês, séc. XIX/XX).
  5. Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Evelyn Beatrice Hall (escritora britânica, séc. XIX/XX).
  6. Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento. Simone de Beauvoir (escritora, filósofa, ativista política francesa, séc. XX).
  7. Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro. José Saramago (escritor português, séc. XX).
  8. Nada é mais depreciável que o respeito baseado no medo. Albert Camus (escritor, filósofo, dramaturgo, jornalista franco-argelino, séc. XX).
  9. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Franz Kafka (Escritor tcheco, séc. XIX/XX).
  10. O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças. Augusto Cury (psiquiatra, escritor, professor paulista).
  11. O princípio dos Princípios é o respeito da consciência, o amor da verdade. Rui Barbosa (polímata baiano, séc. XIX/XX).
  12. E se me achar esquisita,  respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar. Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).
  13. Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes. Albert Schweitzer (teólogo, filósofo, médico francês, séc. XIX/XX).
  14. O irracional respeito à autoridade é o maior inimigo da verdade. Albert Einstein (físico alemão, séc. XIX/XX).
  15. O primeiro passo para um sentimento bom o bastante para um relacionamento duradouro é o respeito. Tumblr (plataforma da internet).
  16. As pessoas precisam se respeitar mais. Não precisa concordar ou aceitar, mas o respeito é fundamental.  Clarissa Corrêa (escritora gaúcha).
  17. Melhor ser respeitado do que temido, pois o medo você impõe, respeito você conquista. Promessius ( Vinícius Hermano ) (autor frase internet).
  18. Só com respeito pode-se exigir respeito. É uma regra sem exceções. Hugo Schlesinger (autor frase internet).
  19. Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios. Leon Trotsky (intelectual marxista, revolucionário ucraniano, séc. XIX/XX).
  20. O respeito é algo que se conquista pela admiração independente do poder que tens em mãos… Magela (humorista mineiro).
  21. Respeito mais um Ateu digno, do que um religioso hipócrita. Divaldo Franco (médium, escritor, professor baiano).

 

190) Apego

  1. (…) Sem apego. Sem melancolia. Sem saudade. A ordem é desocupar lugares. Filtrar emoções. Caio Fernando Abreu (jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho, séc. XX).
  2. Eu me apego fácil e demoro pra esquecer. Combinação explosiva para um coração fraco como o meu.Caio Augusto Leite (escritor paulista).
  3. A causa de todo sofrimento humano está no desejo e no apego.Buda (príncipe, líder religioso, séc. V ac.).
  4. Medo se vence com segurança. Apego se vence com renúncia. Aversão se vence com amor.Hermógenes (escritor, professor brasileiro, divulgador do hatha ioga).
  5. O apego é a maior escravidão.Aquele que se apega, renunciou ao direito de liberdade. Valter da Rosa Borges (filósofo, poeta, professor, parapsicólogo e escritor pernambucano).
  6. O que é meu inimigo? Eu mesmo. Minha ignorância, meu apego, meus ódios. Aí está meu inimigo… Dalai Lama (chefe de estado, líder espiritual do Tibete).
  7. O apego é a raiz do sofrimento.Buda (príncipe, líder religioso, séc. V ac.).
  8. O apego aos bens materiais é tanto que produz cegueira absoluta da razão na maioria das pessoas.Carlos Roberto Sabbi (autor frase internet).
  9. Leve do passado apenas o aprendizado. Às vezes o apego ao passado nos impede de seguir em frente.Daniel Bueno (autor frase internet).
  10. Sou um animal sentimental, me apego facilmente ao que desperta meu desejo…Legião Urbana (banda de rock brasileira).
  11. O apego ao passado pode nos privar das belezas do presente e das esperanças do futuro.Padre Fábio de Melo (sacerdote católico, artista, escritor, professor universitário e apresentador mineiro).
  12. A mescla da ambição desmedida e do apego destrói o corpo e a alma. Meishu Sama (fundador da Igreja Messiânica Mundial, séc. XX).
  13. O apego aos detalhes, impede de enxergar o todo.Luiz Peixoto (letrista, teatrólogo, poeta, pintor, caricaturista e escultor carioca, séc. XX).
  14. Tudo é temporário, liberte-se da ideia possessiva de apego, nada nos pertence, até o ar que você respira você devolve.Wanderson Dutch (escritor e professor e influencer paulista).
  15. Se não tiver sossego, não é amor, é apego.Cary Bertazzoni (autora frase internet).
  16. O apego é como uma âncora. Um freio na vida da gente. Não largando a corrente ela te mantém preso. Impossível seguir em frente. Marcos Marques (autor frase internet).
  17. Quando o amor pelo outro for maior que o amor próprio desconfie, pode não ser amor e sim apego… Monica Aureliano (autora frase internet).
  18. A gente se apega a tanta coisa efêmera, tanta coisa. A gente, na verdade, se apega ao apego. Flávia Brito (autora frase internet).
  19. O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais. Dalai Lama (chefe de estado, líder espiritual do Tibete).
  20. O apego é uma necessidade física, enquanto o desapego é um anseio da alma ! Di Castilho (autor frase internet).
  21. A maior barreira que nos impede de irmos adiante é o apego exagerado ao que inevitavelmente ficara para trás. Barbosa (autor de frase na internet).

 

189) RECEIO

1) Eu receio que não possa ver…
2) Eu receio que não possa ouvir…
3) Eu receio que não consiga sentir…
4) Eu receio não acreditar…
5) Eu receio partir…
6) Eu receio dizer…
7) Eu receio comer…
8) Eu receio dormir…
9) Eu receio subir…
10) Eu receio perder…
11) Eu Receio começar…
12) Eu receio cometer…
13) Eu receio ser…
14) Eu receio não cumprir…
15) Eu receio não poder ficar…
16) Eu receio acordar…
17) Eu receio não saber…
18) Eu receio não concordar…
19) Eu receio sair…
20) Eu receio pedir…
21) Eu receio que não consiga…

 

188) REALIDADE – 9/11/21 e 19/07/22

 

 

 

187) CANSAÇO – 08/11//20 e 12/07/22

1- A bondade que nasce do cansaço de sofrer é um horror pior do que o sofrimento.Cesare Pavese (escritor, poeta italiano, séc. XX).
2- A morte parece menos terrível quando se está cansado.Simone de Beauvoir (escritora francesa, séc. XX).
3- Mas o pior é o súbito cansaço de tudo. Parece uma fartura, parece que já se teve tudo e que não se quer mais nada.
Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).
4- Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou essoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo.(in: Água Viva) Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).
5- Acontece-me às vezes, (…) um cansaço tão terrível da vida que não há sequer hipótese de dominá-lo.Fernando Pessoa (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

6- Por que metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.Oswaldo Montenegro (cantor, compositor brasileiro).

7- O preço das escolhas erradas, quase sempre é muito caro,é solidão, desânimo, desgosto, cansaço…-Paulo Roberto Gaefke (escritor paulista).

8- Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada.Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

9- Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir.Clarice Lispector (escritora, jornalista ucraniana, séc. XX).

10- Não fazer nada é o trabalho mais cansativo do mundo,pois você não pode se demitir e descansar!Thomas Paine (político britânico, fundador dos EUA).

11- A vida, mormente nos velhos, é um ofício cansativo. Machado de Assis (escritor brasileiro, séc. XIX).

12- Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto, E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá, Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.Fernando Pessoa (filosofo, poeta português, séc. XXIX/XX).

13- Enjoo fácil… de lugares, pessoas, coisas, sensações. Tudo muito cansativo.Desconhecido

14- Triste é o cansaço de ter ido tão longe e não ter chegado a lugar álgum. Rosicleide David (autora frase internet).

15- O cansaço psicológico consegue ser extremamente pior que o cansaço físico, pois não há nada que seja capaz de aliviar a tensão de uma mente turbulenta.Jey Leonardo (escritor paraibano).

16- O meu cansaço não será desfeito com um longo banho ou uma noite de sono. O meu cansaço é emocional, e ás vezes sem sentido.Eve Frozino (autora frase internet).

17- Isso tudo não é tristeza. É cansaço. Estou cansada de ser triste.Camila Ramos (médica carioca).

18- Meus amigos, vamos brindar o cansaço! Este é o prêmio pra vitória do boêmio, que bebeu de bar em bar o seu fracasso.
Candeia (cantor, compositor carioca, séc. XX).

19- A admiração é sempre um cansaço para a espécie humana.Honoré de Balzac (escritor francês , séc. XIX).20- Que jeito mais cansativo de viver: Ter o valor próprio dependendo constantemente da afirmação e aprovação dos outros!Darlene Zschech (cantora, compositora australiana).

21- É cansativo viver sem vírgulas porque eu respiro a sua existência 24 horas por dia, e só coloco vírgulas teatrais para você não enjoar de mim.
Tati Bernardi (escritora paulista).

 

 

186) PASSADO – 05/07/22

  1. O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente… Mario Quintana (poeta, tradutor e jornalista gaúcho, séc. XX).
  2. Se queres prever o futuro, estuda o passado. Confúcio (pensador e filósofo chinês, séc. V ac).
  3. A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente. Albert Einstein (físico teórico alemão, séc. XIX/XX).
  4. O passado e o futuro parecem-nos sempre melhores; o presente, sempre pior. William Shakespeare (poeta, dramaturgo e ator inglês, séc. XVI/XVII).
  5. As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro (filósofo grego, séc. III ac).
  6. A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. René Descartes (filósofo, físico e matemático francês, séc. XVII).
  7. Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve. Arthur Schopenhauer (filósofo alemão do século XIX).
  8. Nunca deixe que as tristezas do passado e as incertezas do futuro estraguem as alegrias do presente. Desconhecido 
  9. Passado: É o futuro, usado. Millôr Fernandes (desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista, séc. XX/XXI).
  10. A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante. Soren Kierkegaard (filósofo, teólogo, poeta e crítico social dinamarquês, séc. XIX).
  11. Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo. George Santayana (filósofo, poeta, humanista. Nascido na Espanha, séc. XIX/XX).
  12. Escrever a história é um modo de nos livrarmos do passado. Johann Goethe (polímata, ciência natural, escritor alemão, séc. XVIII/XIX).
  13. O passado é um prólogo. William Shakespeare (poeta, dramaturgo e ator inglês, séc. XVI/XVII).
  14. Me dei conta de que o passado e o futuro são ilusões reais. Alan Watts (filósofo britânico-americano que difundiu a filosofia oriental no ocidente, séc. XX).
  15. Não se pode planejar o futuro pelo passado. Edmund Burke (filósofo, teórico político e orador irlandês, séc. XVIII).
  16. Quando se gosta da vida, gosta-se do passado, porque ele é o presente tal como sobreviveu na memória humana. Marguerite Yourcenar (escritora belga, séc. XX).
  17. As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente. Jean de la Bruyere (pensador francês, séc. XIX).
  18. Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. William Shakespeare (poeta, dramaturgo e ator inglês, séc. XVI/XVII).
  19. Haja hoje para tanto ontem. Paulo Leminski (escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor paranaense, séc. XX).
  20. O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecera para sempre. Johann Goethe (polímata, ciência natural, escritor alemão, séc. XVIII/XIX).
  21. A saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena. Desconhecido