FALANDO DE SENTIMENTOS – COMPULSÃO

COMPULSÃO

Por Beatriz Breves

O Sentimento de compulsão anda de braços dados com o sentimento de insatisfação que, emergindo pelos sentimentos de falta, medo, angústia, entre outros, ativa o sentimento de compulsão, o que leva a pessoa experimentar uma ação compulsiva, na qual a pessoa compulsivamente sempre quer mais e mais e mais… nada a satisfaz, nada a preenche.

Natural que existem diversos graus desse sentimento como, por exemplo, uma pessoa que sente compulsão somente quando diante de uma barra de chocolate. Apesar de comer compulsivamente a barra de uma só vez, não vai comer chocolate diariamente, mas será capaz de reconhecer o sentimento e conseguir manter o controle.

Entretanto, em outro extremo, eu diria que até sendo parte do campo da patologia, existem pessoas que não conseguem parar de comer, beber, jogar, etc., o que prejudica, e muito, a qualidade de suas vidas, o que, em maioria, costuma ser necessário recorrer ajuda profissional.

Portanto, diante da complexidade desse sentimento, entendo que o importante é compreender é que se ativado não deve ser negligenciado. A pessoa deve procurar não se deixar cair na armadilha de que com a repetição virá a satisfação esperada.

Você também pode se interessar por: