FALANDO DE SENTIMENTOS – ARROGÂNCIA

ARROGÂNCIA

Por Beatriz Breves

“- Eu sou tão simples que ATÉ cumprimento o porteiro do meu prédio” – certa vez, ouvi essa frase de uma senhora que se dizia generosa em relação a uma pessoa ela considerava inferior.

Estando no roll dos sentimentos experimentados de forma indireta e reativa, por se externar como uma atitude de superioridade em relação ao outro, a arrogância costuma confundir, levando a própria pessoa que o sente a se enganar, como se estivesse sendo generosa, simples e simpática, como no caso dessa senhora. Mas, na realidade, o que a arrogância reflete é um sentimento de superioridade que, de maneira geral,  vem associado a outros sentimentos.

Isto acontece porque o sentimento de arrogância tenta camuflar o que seria, talvez, a sua principal raiz: o sentimento de inferioridade.

A pessoa, por se sentir inferior, um ser humano pior do que os outros, de forma reativa tende a se mostrar superior aos demais. Enfim, a pessoa projeta no outro como, de fato, ela se sente.

Então, sendo os sentimentos uma experiência subjetiva, agora convido você a contar a sua experiência, se já a teve, com o sentimento de arrogância.

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.30. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

Você também pode se interessar por: