QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?

Quantas vezes já aconteceu de você olhar para uma pessoa adulta e pensar: “está parecendo uma criancinha de 2 anos”. E isto se dá porque na contagem convencional da idade temos a equivocada noção de que quando se tem, por exemplo, 38 anos, se tem os 38 anos excluídas as idades anteriores e as futuras.

Muitos pais viram para seus filhos e dizem: “você nem parece que tem 19 anos, está se comportando como se tivesse 5 anos!”. Pois então, naquele momento, aquele filho tem de fato 5 anos e não os 19 anos. Sem falar que tem gente que se assusta consigo mesmo ao se deparar com estas diferentes idades em sua pessoa, entendendo tal situação como um disparate.

A forma convencional de compreender a idade é muito limitada e restrita, pois em termos de realidade psíquica a pessoa possui todas as idades simultaneamente e, sendo assim, cada idade irá se manifestar de acordo com a situação que está sendo vivenciada no instante presente. Dizendo de forma mais clara, uma pessoa de 48 anos em determinada situação pode se comportar e se sentir como se tivesse 20 anos; enquanto que, em outro momento, pode se comportar e se sentir como se tivesse 80 anos; e, ainda, em outra situação, pode se comportar e se sentir como quem estaria ainda engatinhando ou, quem sabe, como um recém-nascido pronto para se desenvolver ou mesmo um feto prestes a nascer.

Somos um complexo macromicro vibratório, um todo que não amadurece de forma linear.

O importante é estar atento para experimentar cada idade de acordo com a situação que está sendo vivida. Imagine se um piloto de avião vivenciasse os seus 5 anos enquanto estivesse pilotando!? Seria catastrófico. No entanto, se vivenciasse os seus 5 anos enquanto estivesse brincando em frente a um jogo eletrônico, seria muito bom para compor o bem estar da totalidade de sua pessoa, pois brincar é necessário e é parte da vida.

Portanto, quando perguntarem a sua idade, o mais adequado seria você responder que tem, simultaneamente, todos os anos de sua vida, mais alguns que, objetivamente, ainda nem foram completados e menos outros que ainda nem nasceram.

Você também pode se interessar por: