FALANDO DE SENTIMENTOS – INCOMODO

INCOMODO

Por Beatriz Breves

O sentimento de incomodo é curioso porque ele pode ser ativado de diversas formas.

Uma delas é aquela que nos sentimos incomodados sem, no entanto, identificar exatamente a razão, apenas nos sentimos incomodados por um mal estar, sem saber exatamente de onde surgiu e muito menos por quê.

Por outro lado, há também aquela que identificamos mas não entendemos o porquê de estarmos nos sentindo incomodados, seria como se percebemos o quanto está sendo desproporcional a relação entre o incomodo e o fato em si.

Sem falar de quando o incomodo é provocado por outros sentimentos como, por exemplo, o de expectativa: “me sinto incomodada por não saber o que irá acontecer”; espera: “me sinto incomodada com essa espera”; impotência: “me sinto incomodada por tudo o que está acontecendo, mas não posso fazer nada”. E, ainda, por sensações corporais como a dor física: “esta dor de dente está me incomodando muito”.

Enfim, sendo um sentimento que pode emergir por um leque de possibilidades, o importante, pelo menos, no meu entendimento, é que ele nos avisa sobre a necessidade de reavaliar, seja no sentido de administrar melhor o que nos acontece, seja no sentido de repensar o que está se passando internamente conosco. E, assim, tentar transformar o sentimento incomodo em algo confortável de se sentir.

Você também pode se interessar por: