FALANDO DE SENTIMENTOS – FORÇA

FORÇA

Por Beatriz Breves

A força, enquanto um sentimento, pertence ao grupo de sentimentos que impulsiona a pessoa na direção de suas aspirações. É comum se ouvir a exclamação “Força”, quando se precisa de um alento para o enfrentamento de uma determinada situação, em geral de uma tristeza.

Portanto, é muito Importante não confundir força bruta com sentimento de força. Até porque muitas pessoas, ao se valerem da força bruta, o fazem por se sentirem fracas.

O fato é que o sentimento de força – no sentido de vigor, intensidade, determinação, firmeza -, dependendo da qualidade de sua magnitude, pode se apresentar tanto protetor quanto destruidor.

Se faz protetor ao ter como suporte o sentimento de potência e derivados; e destruidor ao estar assentado no sentimento de prepotência e derivados.

Portanto, o sentimento de força – que, por um lado, significa coragem, reforçar a garra e aumentar a confiança em si, e por outro, representa robustez, rigidez – tanto pode estar a serviço de uma realização construtiva, quanto pode estar a serviço de uma realização destrutiva.

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.59. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

Você também pode se interessar por: