FALANDO DE SENTIMENTOS – EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Por Beatriz Breves

Quem nunca se sentiu exposto, pelo menos uma vez na vida. Penso que muito pouca gente nunca viveu essa experiencia, por menor que ela tenha sido. De fato, ele surge quando alguma situação, alguém ou a própria pessoa revela uma questão de sua intimidade pessoal.

Na minha experiência é um sentimento doloroso de se sentir. E digo isso porque o sentimento de exposição atrai diversos outros sentimentos que dependendo do que foi revelado, pode atrair o sentimento de vergonha, humilhação, raiva, impotência, decepção, traição e diversos outros.

Entretanto, se faz curioso que há pessoas que sentem satisfação no sentimento de exposição. Seria aquela que vai contando tudo de si para o outro, às vezes por ingenuidade, outras vezes para solicitar atenção e outras por exibicionismo, provavelmente, acreditando que o outro acolherá ou compreenderá com bons olhos o que se passa em sua intimidade.

Enfim, são diversos os sentimentos que se agrupam e acompanham o sentimento de exposição. Compreendo que, nessas horas, o importante seria a pessoa pensar consigo mesma, o que estamos querendo nos dizer, o que estamos tentando nos ensinar?

Até porque, salvo por excepcionais exceções, somo nós os maiores responsáveis por nos colocarmos no lugar de exposição e assim vivenciar o sentimento de exposição.

Você também pode se interessar por: