FALANDO DE SENTIMENTOS – EXPECTATIVA

EXPECTATIVA

Por Beatriz Breves

Quando estamos diante de algo novo, por vezes desconhecido, e sentimos aquele friozinho na barriga identificado como medo, ansiedade ou, ainda, como esperança, curiosidade, entre outros sentimentos, de fato o que se faz presente é o sentimento de expectativa.

Por uma analogia, assim como a salada de frutas tem seu sabor próprio, pois os frutos que a compõem, quando misturados, perdem a individualidade de seus sabores, o sentimento de expectativa tem a sua expressão própria, pois os sentimentos que o compõe, quando misturados, perdem a individualidade de suas expressões.

Sentimento esse que nos leva a projetar diversas possibilidades de acontecimentos, revelando, de um lado, a dificuldade humana para lidar com o desconhecido, e, de outro, a necessidade humana de uma resposta antecipada para o que irá acontecer.

Com o sentimento de expectativa nos tornamos escultores dos objetos da ilusão, oriundos de nossos anseios e temores, que visa antecipar o conteúdo das caixinhas de surpresas que a vida a todo instante nos oferece.

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.56. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

Você também pode se interessar por: