EM QUEM VOCÊ CONFIA MAIS: NAS MEDIDAS OU EM VOCÊ?

“A parábola ‘Medidas para Sapatos’ de Hanfeitse (um antigo filósofo chinês) expressa, em nossa opinião, com sabedoria, o que vem predominando na atual concepção de ciência e (com as pessoas de um modo geral):

Certo homem de Cheng ia comprar um novo par de sapatos. Primeiro tomou as medidas dos pés, e deixou-as na cadeira. Quando foi para a rua, esqueceu-se de leva-las, e depois de entrar numa sapataria, disse consigo mesmo: “Oh, esqueci-me de trazer as medidas e tenho de voltar para busca-las”. E assim fez ele. Mas, ao regressar, a loja já estava fechada e ele deixou de comprar os sapatos. Disse-lhe alguém: – Por que não fizeste provar os sapatos mesmo nos pés? E o homem respondeu: – Eu confiava mais nas medidas que em mim mesmo.

A atual concepção de ciência (e as pessoas de um modo geral) confia mais nas medidas do que na pessoa humana e tem, por isto, deixado o homem ‘com os pés descalços’ na vida.” (1)

———————-
(1) Trecho extraído do livro “O Homem Além do Homem”, de Beatriz Breves, pg. 79 editora Mauad, 2001.

Esta entrada foi publicada em Ciência do Sentir on-line por Beatriz Breves. Adicione o link permanente aos seus favoritos.