A SELEÇÃO BRASILEIRA REPRESENTOU MUITO BEM O BRASIL

Quando das vitórias da seleção brasileira, por identificação, grande parte das pessoas que compõem a população brasileira e que possui uma autoestima baixa, com poucos momentos de vitórias pessoais, se sentia como aqueles jogadores em campo, onde, através de um jogo, podia se sentir, mesmo que por um instante, um vencedor, até porque a torcida é apresentada pela mídia como o 12º jogador em campo.

A identificação se faz propícia porque os jogadores, em sua grande parte, são pessoas simples do povo que, oriundas de classes sociais menos favorecidas, conseguiram uma ascensão na vida. Eles representam a pobreza, o sacrifício, o crescimento, a conquista e a realização dos sonhos. Desta forma, o sentimento da seleção brasileira, com os jogadores e a sua capacidade de jogo, deixa de ser um time de futebol para se tornar o próprio Brasil.

No entanto, um curioso fato aconteceu. Enquanto que deveria ser o povo a se identificar com a seleção, foi a seleção que se identificou com o povo. E foi assim que a seleção brasileira, com cada um de seus jogadores, apresentou ao mundo o que de fato a grande maioria do povo Brasileiro vivencia todos os dias: “um apagão”.

O “apagão” que a seleção vivenciou foi o próprio retrato do Brasil, onde seus personagens – o povo brasileiro – passam, no seu dia a dia, os sentimentos de humilhação por escolas despreparadas, de ridículo de ter que implorar por hospitais, do vexame de ter sua cidadania roubada.

Recentemente, começamos a vislumbrar movimentos do tipo “O Gigante Acordou” que tentam romper com a apatia que domina o povo brasileiro já há muitos anos.

Assim, podemos concluir que como os jogadores ficaram impotentes, envergonhados e humilhados, o povo brasileiro fica impotente, envergonhado e humilhado com a sua vida na arena Brasil.

E, neste sentido, a seleção brasileira representou muito bem o povo brasileiro.

Muito obrigada, Seleção.

Esta entrada foi publicada em Ciência do Sentir on-line por Beatriz Breves. Adicione o link permanente aos seus favoritos.